Aventura Selvagem de um Safári no Pantanal!
Safári no Pantanal: como é, melhor época, diferenças norte x sul, animais (onça-pintada) e checklist do que levar para a aventura.
Compartilhe:
O que você vai encontrar aqui:
A verdade é que quando você pensa em safári já imagina, você vendo aqueles animais lindos, como girafas, leões e zebras, mas e se nós dissermos que você pode fazer um safári incrível aqui mesmo no Brasil?
Sim, isso é possível e você pode viver uma aventura incrível no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Imagine você navegando por rios sinuosos, cercado por uma sinfonia de pássaros coloridos, enquanto uma onça-pintada surge à margem, observando com olhos penetrantes. Ou então, em um jipe 4x4, atravessando planícies alagadas onde capivaras pastam tranquilamente ao lado de jacarés.
Isso não é cena de documentário, é a realidade de um safári no Pantanal, a maior planície alagável do mundo, localizada no coração do Brasil.
Abaixo, vamos explorar em detalhes como é um safári no Pantanal, desde os preparativos até os momentos de pura adrenalina. Preparado para entrar nessa jornada?
Como é um safári no Pantanal?
Um safári no Pantanal é uma sequência de saídas guiadas, planejadas nos horários de maior atividade da fauna, normalmente ao amanhecer e fim de tarde. A ideia é observar, fotografar e entender o comportamento dos animais sem interferir no ambiente.
Os passeios são diversificados para capturar a essência do Pantanal. Em safáris de barco, você navega por rios como o Cuiabá ou Paraguay por 2 a 3 horas, avistando animais aquáticos e aves em seus habitats.
Esses tours são ideais para relaxar e fotografar, com guias apontando espécies raras e explicando o ciclo das águas. Já os safáris terrestres, em jipes 4x4 ou a cavalo, percorrem trilhas e planícies, permitindo encontros próximos com mamíferos terrestres.

Já durante a noite, na focagem noturna, os participantes são cercados pelos sons da natureza com os animais noturnos, enquanto procuram com laterna por olhos brilhantes para entender melhor sobre a vida dos animais noturnos, como raposas, jacarés, insetos e corujas.
Onde fazer safári no Pantanal?
O pantanal é enorme e se divide entre norte e sul, mas você deve saber que apesar de parecerem iguais os safaris nessas duas áreas são bem diferentes.
O Pantanal norte, tem acesso por Poconé e Porto Jofre, sendo conhecida por sua alta taxa de observação de onças, e lá também tem a famosa transpantaneira, uma estrada de terra que contem diversas pontes de madeira.
Já no Pantanal Sul as regiões de Miranda e Aquidauana são mais conhecidas por seu avistamento de aves e mamíferos; os safaris são feitos em veículos 4X4, a cavalgada ou canoagem e nessa região é comum que tenham fazendas com infraestrutura incrível e passeios como focagem noturna ou safari, por exemplo a Fazenda San Francisco.
Qual a melhor época para fazer um safári no Pantanal?
A verdade é que não tem época ruim para visitar o Pantanal, já que o lugar é incrível o ano inteiro, mas as estações trazem experiências diferentes entre si.
Estação seca
Geralmente essa estação vai de maio a setembro e é ideal para a observação de mamíferos, pois eles se concentram perto da água, sendo mais fácil o avistamento, além disso nesse período as trilhas ficam mais acessíveis e o dia tem melhor visibilidade, em geral é possível ver aves, onças e cervos.
Mas marque com antecedência pois durante os meses de junho a agosto por ser alta estação tem uma demanda maior.

Estação chuvosa
Acontece durante os meses de novembro a março, é uma estação deslumbrantes já que os campos ficam verdes e inundados, as aves ficam mais ativas sendo mais fácil ver elas voando pelo pantanal, mas é durante esse período que por causa do alagamento que algumas trilhas ficam impossíveis de serem acessadas.
Quais animais você pode ver em um safári no Pantanal?
O pantanal é único tanto em beleza quanto em riqueza da fauna e flora, para quem vai fazer o safári uma das maiores dúvidas é quais animais são vistos durante o passeio, a quantidade de animais e quais são não é uma resposta exata, já que os animais são livres e estão em seu habitat natural, mas existem algumas espécies que são mais comuns de serem avistadas.
A onça-pintada é um dos animais mais procurados durante essa atividade, geralmente são avistadas no pantanal norte mas também podem ser encontradas no pantanal sul, nos rios e nas margens você pode avistar os temidos jacarés, as famosas sucuris e a divertida ariranha.
Outros animais como a amada capivara, o cervo-do-pantanal, tamanduás e o lobinho são outras espécies que você pode ver durante o seu safári.
O que levar para o safári?
- Roupas leves de manga comprida, são ideais para proteção solar e contra insetos, opte por tons neutros.
- Chapéu, boné, óculos escuros, capa de chuva (na verde), bota ou tênis fechado.
- Repelente e protetor solar são ideais mas lembre-se de que eles devem ser aplicados longe da água.
- Binóculo (8×42 ou 10×42), lanterna de cabeça, saco estanque.
- Garrafa reutilizável, tenha sempre água por perto para evitar ficar desidratado.
- Câmera ou celular com bom zoom e bateria extra.
FAQ - Safari no Pantanal
Com operador licenciado, sim. A focagem segue protocolos de distância, luz e velocidade. É uma das melhores saídas para ver fauna de hábitos noturnos.
Sim. Além de obrigatório nas propriedades/rios organizados, o guia aumenta muito suas chances de avistar e garante conduta adequada com a fauna.
Não há garantia. O que existe é probabilidade. Em Porto Jofre a seca, a chance é alta; no Sul, as chances vêm crescendo. O segredo é tempo de permanência e guias experientes.
Varia por operador. Muitos aceitam crianças maiores em focagem, com cinto e assento e uso de luz controlada. Confirme a política antes.
Somente com autorização do guia e em locais seguros. Regra geral: permanecer a bordo para proteger você e a fauna.
